domingo, 27 de fevereiro de 2011

Um minuto de silêncio


"A vida é uma luta constante contra aquilo que não satisfaz e uma busca ilusória por aquilo que não se alcança."


Moacyr Scliar
 * 23/03/1937
+ 27/02/2011









 O presidente da Academia Brasileira de Letras, Marcos Vilaça, determinou luto de três dias pela morte do escritor Moacyr Scliar na madrugada deste domingo, em Porto Alegre.
"Moacyr foi um trabalhador literário incansável, um ser humano agradabilíssimo que nos vai fazer muita falta", disse Vilaça em comunicado oficial da ABL.
Ainda segundo a nota divulgada, a Sessão da Saudade será realizada na próxima semana para a declaração da abertura de uma vaga e do processo sucessório. Será aberto ainda um prazo de recebimento de 60 dias para as inscrições. Trinta dias depois desse período, a ABL marcará data para a eleição do novo acadêmico.
O escritor gaúcho Moacyr Scliar morreu por volta da 1h deste domingo, aos 73 anos, de falência múltipla dos órgãos. Ele estava internado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre desde o dia 11 de janeiro, quando deu entrada para a retirada de pólipos (formações benignas) no intestino. A cirurgia foi bem-sucedida, mas o escritor acabou tendo um Acidente Vascular Cerebral (ACV) e morreu nesta madrugada.
Em comunicado, o Grupo RBS, do qual Scliar era colaborador, informou que o velório ocorrerá na Assembleia Legislativa do Estado, no Salão Júlio de Castilhos. O sepultamento será na segunda-feira, em cerimônia reservada a familiares e amigos.
Moacyr Jaime Scliar nasceu na capital gaúcha no dia 23 de março de 1937. Natural do bairro Bom Fim, que reúne a maioria da comunidade judaica da cidade, ele se consagrou como um dos principais literatos do País, mas nunca esqueceu de suas origens. Em 1972, por exemplo, publicou A guerra no Bom Fim, um romance inspirado na sua formação cultural.
Filho de José e Sara Scliar, imigrantes oriundos da Bessarábia (Rússia), foi alfabetizado pela mãe, que era professora primária e o incentivou a ler e escrever. Em 1955, passou a cursar a faculdade de Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde se formou em 1962, ano em que publicou o livro História de um Médico em Formação, o primeiro da extensa bibliografia. São 74 livros abrangendo o romance, a crônica, o conto, a literatura infantil e o ensaio. Ele ainda foi colunista de jornais e teve textos adaptados para o cinema, teatro, tevê e rádio.
Sua obra foi marcada pela aproximação com o imaginário fantástico e com a investigação da tradição judaico-cristã, tendo como temas dominantes a realidade social da classe média urbana no Brasil, a medicina e o judaísmo. Scliar teve livros publicados em diversos países como Alemanha, Israel, Estados Unidos, Rússia, Franças, entre outros.
Na carreira médica, ele especializou-se em saúde pública, fez curso de pós-graduação em Israel e tornou-se doutor em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública. Moacyr Scliar casou-se em 1965 com Judith Vivien Olivien, com quem teve um filho, Roberto.

Imortal
Em 31 de julho de 2003, Scliar foi eleito, por 35 dos 36 acadêmicos com direito a voto, para a cadeira de nª 31 da Academia Brasileira de Letras (ABL), substituindo a Geraldo França de Lima. O escritor gaúcho tomou posse em 22 de outubro daquele ano, sendo recebido pelo conterrâneo Carlos Nejar.
No discurso de posse na Academia, Scliar disse que oferecia a nomeação aos pais, "emigrantes que lutaram duramente e que me ensinaram a lutar também, e a acreditar. Como um dia acreditou na literatura aquele gurizinho do bairro do Bom Fim que, de algum lugar do tempo, me olha com seus grandes olhos, um olhar de admiração e de espanto à qual junto, neste momento, a gratidão de toda a minha vida".

Seja GRANDE!



"Os tamanhos variam conforme o grau de envolvimento.
Uma pessoa é enorme para você, quando fala do que leu e viveu, quando trata você com carinho e respeito, quando olha nos olhos e sorri destravado.
É pequena para você quando só pensa em si mesma, quando se comporta de uma maneira pouco gentil, quando fracassa justamente no momento em que teria que demonstrar o que há de mais importante entre duas pessoas: a amizade, o carinho, o respeito, o zelo e, até mesmo, o amor.
Uma pessoa é gigante para você quando se interessa pela sua vida, quando busca alternativas para o seu crescimento, quando sonha junto com você.
E pequena quando desvia do assunto.
Uma pessoa é grande quando perdoa, quando compreende, quando se coloca no lugar do outro, quando age não de acordo com o que esperam dela,
mas de acordo com o que espera de si mesma.
Uma pessoa é pequena quando se deixa reger por comportamentos clichês.
Uma mesma pessoa pode aparentar grandeza ou miudeza dentro de um relacionamento, pode crescer ou decrescer num espaço de poucas semanas.
Uma decepção pode diminuir o tamanho de um amor que parecia ser grande.
Uma ausência pode aumentar o tamanho de um amor que parecia ser ínfimo.
É difícil conviver com esta elasticidade: as pessoas que se agigantam nas críticas e se encolhem quando estão diante dos olhos que sabem "seus segredos íntimos e suas atitudes covardes fruto de sua própria insegurança".
Nosso julgamento é feito não através de centímetros e metros, mas de ações e reações, de expectativas e frustrações.
Uma pessoa é única ao estender a mão; e ao recolhê-la inesperadamente, se torna mais uma.
O egoísmo unifica os insignificantes.
Não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam uma pessoa grande...é a sua sensibilidade, sem tamanho...
E ainda dizem que "interferência" é atrapalhar o caminhar do próximo. Na maioria das vezes é despertar a "coragem e a capacidade" nos covardes e incompetentes.
A esperança está na certeza que estes se rendem diante da própria imagem diante do espelho que se olham a cada dia mais infelizes."



William Shakespeare


Feitos um para o outro


Perguntaram a John Lennon:
 
"- Por que você não pode ficar sozinho, sem a Yoko?"
 
E ele respondeu:
"-Eu posso, mas não quero. Não existe razão no mundo porque eu devesse ficar sem ela. Não existe nada mais importante do que o nosso relacionamento, nada. E nós curtimos estar juntos o tempo todo. Nós dois poderíamos sobreviver separados, mas pra quê? Eu não vou sacrificar o amor, o verdadeiro amor, por nenhuma piranha, nenhum amigo e nenhum negócio, porque no fim você acaba ficando sozinho à noite. Nenhum de nós quer isto, e não adianta encher a cama de transa, isso não funciona. Eu não quero ser um libertino. É como eu digo na música, eu já passei por tudo isso, e nada funciona melhor do que ter alguém que você ame te abraçando. "


sábado, 26 de fevereiro de 2011

Pra você guardei o amor...



"Guardo o meu amor por dentro. É precioso. Pensar nele faz com que eu tenha vontade de cuidar de mim mesmo – então é bom ! Guardando, guardando, feito jóia…
Precioso, delicado… ’


Caio Fernando Abreu



"Pra você guardei o amor. Que nunca soube dar. O amor que tive e vi sem me deixar. Sentir sem conseguir provar. Sem entregar. E repartir Pra você guardei o amor. Que sempre quis mostrar
O amor que vive em mim vem visitar
Sorrir, vem colorir solar. Vem esquentar.
E permitir
(...)
Guardei Sem ter porquê
Nem por razão
Ou coisa outra qualquer
Além de não saber como fazer. Pra ter um jeito meu de te mostrar"
(...)


 Nando Reis


¿Qué Es Poesía?


 
100LC_flowerwedding2

¿Qué es poesía?, dices mientras clavas
En mi pupila tu pupila azul.
¡Qué es poesía! ¿Y tú me lo preguntas?
Poesía eres tú !



Gustavo Adolfo Bécquer



Amanhã será outro mar



''Jogo a minha rede no mar da vida e às vezes, quando a recolho, descubro que ela retorna vazia. Não há como não me entristecer e não há como desistir. Deixo a lágrima correr, vinda das ondas que me renovam, por dentro, em silêncio: dor que não verte, envenena. O coração respingado, arrumo, como posso, os meus sentimentos. Passo a limpo os meus sonhos. Ajeito, da melhor forma que sei, a força que me move. Guardo a minha rede e deixo o dia dormir.
Com toda a tristeza pelas redes que voltam vazias, sou corajosa o bastante pra não me acostumar com essa ideia. Se gente não fosse feita pra ser feliz, Deus não teria caprichado tanto nos detalhes. Perseverança não é somente acreditar na própria rede. Perseverança é não deixar de crer na capacidade de renovação das águas.
Hoje, o dia pode não ter sido bom, mas a
manhã será outro mar. E eu estarei lá na beira da praia de novo.''


Ana Jácomo


quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Que bom seria...

Heart / Dragan Todorovic

"'Só você para dar a minha vida direção, o tom, a cor, me fez voltar a ver, a luz, estrela do deserto a me guiar, farol no mar, da incerteza... que bom seria se eu pudesse te abraçar, beijar, sentir como a primeira vez, te dar o carinho que você merece ter, eu sei te amar, como ninguém mais, como ninguém jamais te amou, como eu.. "



Guilherme Arantes
  


" (...) Andei amando loucamente, como há muito tempo não acontecia. De repente a coisa começou a desacontecer. Bebi, chorei, ouvi Maria Bethânia, fumei demais, tive insônia e excesso de sono, falta de apetite e apetite em excesso, vaguei pelas madrugadas, escrevi poemas (juro). Agora está passando: um band-aid no coração, um sorriso nos lábios – e tudo bem. Ou: que se há de fazer "


Caio Fernando Abreu


Querido Coração





"Apaixone-se quando estiver pronto.
Não quando estiver sozinho.”

Sobre as pessoas...



“ A verdade é que não podemos esperar muito das pessoas. Elas nos dão o que podem. Nós aceitamos se quisermos. É tão simples."




Clarissa Correia

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011


" Quando na realidade o amor é uma coisa tão simples... Veja-o como uma flor que nasce e morre em seguida por que tem que morrer. Nada de querer guardar a flor dentro de um livro, não existe nada mais triste no mundo do que fingir que a vida onde a vida onde a vida acabou."


Lygia Fagundes Telles


domingo, 20 de fevereiro de 2011

Ficar bem nem sempre deixa outras opções


(...) É estranho quando as coisas simplesmente têm de terminar. É o estágio onde todos os sentimentos já evoluíram para um nada. É o nada que você optou para parar de sentir dor. No início você briga, chora, faz drama mexicano. Então percebe que é cansativo demais manter esse jeito de levar as coisas. Acostuma-se… Não que pare de doer, mas que cai no seu entendimento que às vezes perdemos algo e não há solução. No fim você coloca um sorriso no rosto e finge que é sincero, até que a vida o faça realmente ser. Talvez os amores eternos sejam amenos e os intensos, passageiros. É isso.”


Caio Fernando Abreu
 
 
 

Fico pensando...


" (...) Será que quando o coração está escuro de saudade é porque vai chover ternura? "

Do olhar

 
"Gosto de olhar as pedras e os desenhos do vento na superficie da água, gosto de sentir as modificações da luz quando o sol está desaparecendo do outro lado do rio, gosto de sentir o dia se transformando em noite e em dia outra vez, gosto de olhar as crianças brincando no corredor de entrada e das palmeiras que existem no meio da minha rua — gosto de pensar que vou sempre ter olhos para gostar dessas coisas, e por mais sozinho ou triste que eu esteja vou ter sempre esse olhar sobre as coisas." 



Caio Fernando Abreu
 
 

Eles mentiram

"Os poetas mentiram pra mim, Roberto Carlos mentiu para a gente. O amor não é manso assim. Ele pega, invade e devora a gente"

Caio Fernando Abreu

Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta


- Ela é tão livre que um dia será presa.
- Presa por quê?
- Por excesso de liberdade.
- Mas essa liberdade é inocente?
- É. Até mesmo ingênua.
- Então por que a prisão?
- Porque a liberdade ofende."


Clarice Lispector

sábado, 19 de fevereiro de 2011


"Eu tenho que arranjar algum conforto pra viver. Paixão é bom, eu sei...já tive mais de mil. Mais de mil vezes eu vi que era engano, que era por mim que eu estava chorando e tanto tempo eu tento que me sirva de consolo. Eu quero amar alguém, sem delirar de novo. Se Deus existe mesmo e o amor é seu agente, então ele só pode fazer bem pra gente."

 
Cazuza
 
 
 

"A idade não é a realidade salva no mundo físico. A essência de um ser humano resiste ao passar do tempo. As nossas vidas são eternas, o que significa que os nossos espíritos continuam a ser tão jovens e vigorosos como quando éramos jovens. Pensar no amor como um estado de graça...não é um meio para nada, mas sim o alfa e o omega. Um fim em si mesmo."

Gabriel Garcia Márquez


Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos

"Não saio muito bem em fotografias....Porque meu melhor lado a foto não pega.
Não me faz belo ou me faz jus.
Porque meu melhor lado não é o esquerdo... não é o direito.
É o de dentro."


Autor Desconhecido

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

 
"Nunca conseguimos explicar o motivo de estar amando.
Sempre explicamos fácil o motivo da separação.
 Amar deve ser uma sábia ignorância."


Fabricio Carpinejar
 
 

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Para que não me firam

“E uma compulsão horrível de quebrar imediatamente qualquer relação bonita que mal comece a acontecer. Destruir antes que cresça. Com requintes, com sofreguidão, com textos que me vêm prontos e faces que se sobrepõem às outras. Para que não me firam, minto. E tomo a providência cuidadosa de eu mesmo me ferir, sem prestar atenção se estou ferindo o outro também. Não queria fazer mal a você. Não queria que você chorasse. Não queria cobrar absolutamente nada. Por que o Zen de repente escapa e se transforma em Sem? Sem que se consiga controlar”.  Caio Fernando Abreu . 


“E uma compulsão horrível de quebrar imediatamente qualquer relação bonita que mal comece a acontecer. Destruir antes que cresça. Com requintes, com sofreguidão, com textos que me vêm prontos e faces que se sobrepõem às outras. Para que não me firam, minto. E tomo a providência cuidadosa de eu mesmo me ferir, sem prestar atenção se estou ferindo o outro também. Não queria fazer mal a você. Não queria que você chorasse. Não queria cobrar absolutamente nada. Por que o Zen de repente escapa e se transforma em Sem? Sem que se consiga controlar”.  


Caio Fernando Abreu 



segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Sobre Abraços


" Coisa bem bolada essa dos braços se encaixarem. Uma possibilidade tão perfeita que parece que já foram imaginados também com esse propósito. Mas o melhor do abraço não é a idéia dos braços facilitarem o encontro dos corpos. O melhor do abraço é a sutileza dele. A mística dele. A poesia. O segredo de literalmente aproximar um coração do outro para conversarem no silêncio que dá descanso à palavra. O silêncio onde tudo é dito sem que nenhuma letra precise se juntar à outra. O melhor do abraço é o charme de fazer com que a eternidade caiba em segundos. A mágica de possibilitar que duas pessoas visitem o céu no mesmo instante."

 
Ana Jácomo
 
 
Abraçar é preciso
 

O efeito Charm School


"Fico vivendo uma vida toda pra dentro, lendo, escrevendo, ouvindo música o tempo todo"



Caio Fernando Abreu

O Charm School enfeita os meus dias com música, e pensamentos bons  que me levam para perto de quem está distante =)

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Insista!

''Porque não me interessa a realidade, Interessa-me se é possível. Sendo possível, insisto.''(Carpinejar)

''Porque não me interessa a realidade,
Interessa-me se é possível.
Sendo possível, insisto.''


Fabrício Carpinejar


"Estranho o destino dessa jovem mulher, privada dela mesma, porém, tão sensível ao charme das coisas simples da vida..."


O Fabuloso Destino de Amélie Poulain


quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Das Contradições


"Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,

é dor que desatina sem doer.
É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar-se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.
É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata, lealdade.
Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?"

Camões


Amor, meu grande amor, sempre tão contraditório

Recordações


"Sofro por causa do meu espírito de colecionador-arqueólogo.Quero pôr o bonito numa caixa com chave para abrir de vez em quando e olhar"

Adélia Prado

domingo, 6 de fevereiro de 2011


 

" Meu coração tá ferido de amar errado. De amar demais, de querer demais, de viver demais. Amar, querer e viver tanto que tudo o mais em volta parece pouco. Seu amor, comparado ao meu, é pouco. Muito pouco. Mas você não vê. Não vê, não enxerga, não sente. Não sente porque não me faz sentir, não enxerga porque não quer. A mulher louca que sempre fui por você, e que mesmo tão cheia de defeitos sempre foi sua. Sempre fui só sua. Sempre quis ser só sua. Sempre te quis só meu. E você, cego de orgulho bobo, surdo de estupidez, nunca notou. Nunca notou que mulheres como eu não são fáceis de se ter; são como flores difíceis de cultivar. (...) Eu não sou simples, nunca fui. Mas sempre quis ser sua. (...) "

Caio Fernando Abreu


Prazer em conhecê-lo


"A paixão nos muda tanto, que a outra pessoa acaba desejando um estranho. O amor é quando a gente se apresenta."


Fabrício Carpinejar


Take Care!









" "Se cuida", é um "te amo" disfarçado"

Paz para o seu coração



"Se a provação te aflige, Deus te conceda paz.
Se o cansaço te pesa, Deus te sustente em paz.
Se te falta a esperança, Deus te acrescente a paz.
Se alguém te ofende ou fere, Deus te renove em paz.
Sobre as trevas da noite,
O Céu fulgura em paz
Ama, serve e confia.
Deus te mantém em paz."


 
Psicografado  por Francisco Cândido Xavier, ditado pelo espírito de Emmanuel





sábado, 5 de fevereiro de 2011

Músicas e Pensamentos


"A música está no último volume assim eu não vou ouvir meus pensamentos. Mas é ridículo porque as letras me lembram justamente do que eu estou tentando esquecer. Como é possível essas pessoas estarem cantando sobre você?"
 
"We’re no strangers
Nós não somos estranhos
I can tell by the waves in the night
Eu posso dizer pelas ondas no meio da noite
You bring a little hope, bring a little love
Você traz um pouco de esperança, traz um pouco de amor
I don’t want to own you
Eu não quero pertencer a você
I don’t want to lead you
Eu não quero levar você
I just want to love you
Eu só quero amar você
In my own way
À minha maneira "


In My Own Way
Essa música faz parte do novo álbum do Roxette "Charm School"
Todas as músicas desse álbum são lindas. Eu recomendo!

Entre a razão e a emoção

foto de diariofeminino em 30/01/11

"Amor é quando você tem todos os motivos para desistir de alguém, e não desiste"


William Shekespeare



Espero que Shekespeare esteja certo, e que a minha insistência não seja mera teimosia